MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA: a dimensão da eficiência na prestação de serviço público ao cidadão

Max Jean Araújo Carvalho

Nº4, 5 de dezembro de 2024

Uma análise acerca dos problemas encontrados na administração pública para a oferta de serviços públicos de qualidade ao cidadão.


Atender as necessidades dos cidadãos através de serviços públicos de qualidade se tornou um grande desafio para os gestores públicos. Uma vez que os usuários dos serviços públicos estão cada vez mais conscientes de seus direitos. Saber utilizar de forma racional os recursos disponíveis não é uma virtude e, sim, uma obrigação para que se tenham resultados satisfatórios. As constantes mudanças no mercado global, a nova concepção de valores por parte da sociedade e a escassez de recursos levaram o Estado a reavaliar qual seu verdadeiro papel diante da sociedade em geral. Como este deve se organizar para atender às novas demandas que são cada vez mais crescentes.


Surgem novas alternativas como a importância do uso de ferramentas tecnológicas como suporte na gestão, o desenvolvimento do capital humano visando o desenvolvimento organizacional e a participação da iniciativa privada como fator de partilha de responsabilidades. Observamos que a modernização da administração pública é também, a solução para resolver os entraves da prestação de serviços públicos de qualidade.


É necessário reinventar o setor público. Adotando novos modelos gerenciais voltados para uma melhor prestação de serviços públicos ao cidadão. A reintegração dos recursos disponíveis de forma a garantir um excelente desempenho organizacional e buscar os resultados almejados. Para tanto, é indispensável uma visão totalmente moderna no que diz respeito à gestão. Ou seja, a modernização da gestão pública é que irá garantir melhores resultados. Com a correta alocação dos recursos disponíveis, a reengenharia de processos com foco na desburocratização, a automatização de atividades e, principalmente, a qualificação do capital humano são os principais pontos que precisam ser discutidos para que possamos desenvolver uma gestão moderna voltada para uma melhor utilização de recursos e oferta de serviços públicos de qualidade.


O Estado deve assumir um papel voltado para um modelo gerencial empreendedor. Onde deve compartilhar responsabilidades, diminuir a sobrecarga de ações e buscar parcerias no setor privado para delegar ações de execução adotando uma postura mais voltada para a coordenação da prestação dos serviços públicos. Também, a maximização de recursos é fator importante e pode ser alcançadas buscando novas alternativas.


A busca por uma gestão eficiente é um dos grandes pontos a serem desenvolvidos. A implantação de ferramentas tecnológicas nos processos gerenciais e operacionais pode ajudar a desburocratizar a administração pública. Entender que o papel do Estado perante o cidadão é oferecer eficiência através de ações planejadas. Sempre buscar as melhores soluções para direcionar qualidade nos serviços ao cidadão.


O papel do gestor público adotou um dinamismo voltado para o empreendedorismo. Uma nova visão tomou conta da atuação gerencial em face à posição nos cargos públicos. Não só gestores, como também, servidores em geral precisam focar suas ações em resultados voltados para a eficiência na prestação de serviços públicos prezando o atendimento às necessidades dos cidadãos. Dispor de servidores públicos capacitados e mais qualificados é primordial no processo de reestruturação gerencial e de mudanças de atitudes voltadas para a geração de qualidade de vida organizacional. É necessário que o capital humano disponível nas organizações possa compreender todo o processo de mudança. As ações a serem desenvolvidas devem desenvolver competências nas pessoas para que elas se tornem mais produtivas. As pessoas devem ser vistas como benefícios do investimento em qualificação do capital humano nas organizações.


A participação do setor privado no tocante ao papel do Estado é outro ponto que remete à modernização da gestão pública e a ideia de uma gestão empreendedora no serviço público. Atualmente, o Estado pode firmar parceria com a iniciativa privada dando-lhes condição para execução de atividades em prol de oferecer melhores serviços ao cidadão. Além de ser uma maneira de deixar o Estado menos sobrecarregado e compartilhar responsabilidades. Essas parcerias com a iniciativas privadas podem ser firmadas, principalmente, através de Parceria Público-Privada (PPP’s) e da terceirização de mão de obra em atividades meio. Um Estado menos sobrecarregado pode se dedicar melhor ao seu principal papel perante o cidadão.


A modernização da gestão pública no Brasil ainda é um processo em fase de experimentação. Não se pode falar em processo de desenvolvimento da modernização da gestão pública, pois ainda, considerando o cenário global, estamos em fase de entendimento e elaboração. Precisamos saber que o Brasil ainda não evoluiu o suficiente. Ainda há muito que desenvolver com relação à gestão moderna. Este processo de modernização deve ser realizado através de diferentes mudanças. O papel do Estado sofreu consideráveis alterações. Adotar modelos gerenciais proativos e inovadores na gestão pública, alinhado a uma reestruturação e uma nova concepção na prestação de serviços públicos de qualidade é o principal eixo de mudança.


REFERÊNCIAS


RIBEIRO, Amanda Solany Agra. ADOÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL EM ESTADOS BRASILEIROS. Universidade Federal de Campina Grande: Campina Grande 2016.

Quem sou eu


Graduado em Administração pela Associação de Ensino Superior do Piauí – AESPI.

Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual do Piauí. Atua com gestão

e empreendedorismo nas áreas da produção, logística, administrativa, comercial e financeira.

Possui experiência como Docente no ensino técnico profissionalizante e no ensino superior no

curso de Contabilidade e Administração. Atualmente, atua como Docente do Curso de

Administração e Ciências Contábeis pela Faculdade do Baixo Parnaíba – FAP. E como Consultor

de Empresas e Negócios pela Máxima Consultoria & Gestão.

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